Morreu, nesta quinta-feira (7), o apresentador da Record Tv Itapoan, Raimundo Varela, aos 75 anos. A família informou que o velório será no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, a partir das 13h. A cremação será às 16h. A causa da morte não foi divulgada.
No ano de 2006, Raimundo Varela Freire Júnior ficou com a saúde comprometida após enfrentar problemas renais e de diabetes. O radialista precisou ser internado às pressas no Hospital Aliança, em Salvador, e foi submetido a um transplante de fígado e rim em São Paulo.
TRAJETÓRIA
Raimundo Varela nasceu em Itabuna (BA) e foi morar na capital baiana ainda criança ao lado dos pais no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Antes de se tornar um grande comunicador baiano, ele foi peão de uma fábrica de cimento no CIA (Centro Industrial de Aratu), diretor de um clube social na Cidade Baixa, taxista e jogador de futebol pelo Leônico e pelo Ypiranga.
Na comunicação, sua carreira começou em 1977, quando participou de um programa de auditório como jurado no show de calouro 'Show do Big Ben', na TV Itapoan. Mas, foi o futebol que deu ainda mais voz ao radialista, que ganhou visibilidade como comentarista esportivo. Na época, que foi criado o Sistema Nordeste de Comunicação – sob o comando do ex-deputado Pedro Irújo – Varela apresentou programas como Teleesportes e o Lance Livre ao lado de nomes como Fernando José, que mais tarde se tornaria prefeito de Salvador, e Chico Queiroz. No rádio atuou na equipe de esportes da Rádio Sociedade da Bahia ao lado nomes como Nilton Nogueira, Djalma Costa Lino, Carmelito Almeida, Jorge San Martin e Armando Oliveira.
Em 1990, Varela trocou a TV Itapoan pela Bandeirantes Bahia, onde apresentou o programa Jogo Aberto. Em 1997, o apresentador retornou à antiga casa, já afiliada da Record, e voltaria ao Balanço Geral. Além disso, na época remontou o Lance Livre e ainda gerenciou por um período o Departamento de Esportes da Rádio Sociedade da Bahia que contava com nomes como Antônio Vieira, Silvio Mendes, Nilton Nogueira, Djalma Costa Lino, Noel Tavares, Paulo Cerqueira, Armando Oliveira, Tony carneiro e Silva Rocha
Na Rádio Sociedade da Bahia, fez da versão radiofônica do Balanço Geral uma das maiores audiências do segmento nas primeiras horas da manhã. No período, dividiu a bancada com Armando Mariani, e conquistou milhares de ouvintes. Na política, Varela chegou a ensaiar uma pré-candidatura a prefeito de Salvador pelo PRB, onde liderou as pesquisas, mas não se candidatou.