Há exatamente um mês o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com dirigentes do Esporte Clube Vitória para discutir a duplicação da Rua Artêmio Castro Valente, via que dá acesso ao estádio Barradão em Canabrava. Agora, o gestor estadual decidiu desapropriar uma área de 23.566,31m² na rua para tirar do papel a duplicação. O decreto foi assinado nesta terça-feira (18) pelo governador e publicado nesta quarta.
Segundo o documento, a Conder - vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) - fica autorizada a promover os atos administrativos e judiciais para a efetivação da desapropriação que trata o decreto. "Providenciando, inclusive, a liquidação e o pagamento das indenizações, utilizando-se para tanto, dos recursos que dispuser", diz trecho do decreto.
Em junho, o Vitória apresentou ao Governo da Bahia o projeto de duplicação do sistema viário da Rua Artêmio Valente, na qual fica localizado o Barradão. Liderada pelo presidente Fábio Rios Mota, acompanhado do vice-presidente Djalma Nunes Abreu, uma comitiva rubro-negra foi recebida pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Ainda no mês de junho, o deputado federal José Rocha (União) projetou que já no mês de julho o processo de licitação para a duplicação seria aberto (leia mais aqui). Ao Bahia Notícias, a Conder também garantiu que o edital da licitação para contratação da empresa responsável pelas intervenções sai neste mês. O projeto tem previsão de conclusão até 2024.
ENTENDA O PROJETO
O estudo inicial, realizado entre 2018 e 2019, prevê uma duplicação com a manutenção da rua atual e a execução da segunda pista, que seria construída ao lado das instalações do clube, abrangendo um trecho da Praça Júlio Rêgo até a via da Avenida Mário Sérgio.
A pista dupla teria aproximadamente 1,2 km de extensão, duas faixas por sentido – cada uma com largura de 3,5m – e canteiro central com largura de 1,20m separando as pistas. A ideia é facilitar a mobilidade dos torcedores em dias de jogos no Barradão.