Em comemoração ao Dia Mundial do Leite, celebrado em 1º de junho, o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia - Sindileite-BA promoverá um concurso cultural, degustação de produtos lácteos e doação de alimentos para o Programa Bahia sem Fome, do governo do estado.
Em parceria com o governo estadual, através da Secretaria de Educação e com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB, será promovido um concurso de redação para estudantes da rede pública do estado e alunos das escolas do SESI. O objetivo é fomentar a pesquisa entre os jovens a respeito das práticas sustentáveis na cadeia produtiva do leite.
Para lançar o concurso, o Sindileite-BA vai realizar palestras no Colégio Estadual Barros Barreto (9h) e na Escola SESI Djalma Pessoa sobre a importância do consumo de laticínios e as práticas sustentáveis já implementadas pelo segmento industrial.
No dia 1º, nas escolas onde acontecerão as palestras, haverá degustação de queijos, iogurtes, manteigas e leites das marcas Natural Gurt, Davaca, Coopag, Dengo, Federicci, Campanella, Amaralina e Leitíssimo, em uma parceria com as indústrias de laticínios baianas filiadas ao Sindicato.
Para complementar as ações comemorativas do Dia Mundial do Leite, as empresas participantes vão arrecadar e doar aproximadamente 300 cestas básicas e duas toneladas de leite e derivados para o Programa Bahia sem Fome, do governo do estado, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social.
Sobre o Dia Mundial do Leite
O Dia Mundial do Leite foi instituído em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), com o objetivo de incentivar o consumo de laticínios pela população, alertando sobre a importância desses produtos para uma alimentação equilibrada.
Esta ação tem o objetivo de valorizar um dos principais produtos da atividade agropecuária do estado, incentivando a reflexão sobre a importância do leite e da sua cadeia produtiva.