O Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), Felipe Freitas, participou hoje (31), na Associação Bahiana de Imprensa (ABI), de uma Audiência Pública para tratar da crescente violência contra a jornalistas e veículos de comunicação. A reunião aconteceu na sede da ABI, na Praça da Sé, em Salvador, e contou com a parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba).
“Esse espaço físico e essa entidade têm um papel fundamental na democracia do país e, por isso, reconheço e destaco a importância da ABI na defesa da democracia e dos direitos humanos. O nosso trabalho só terá chance de dar certo na medida que a gente constitua, com a sociedade e com entidades como ABI e Sinjorba, um trabalho articulado em defesa da liberdade democrática”, afirmou o secretário da SJDH.
O secretário reforçou o compromisso da SJDH com a agenda da imprensa baiana para atuação em várias frentes. “No âmbito da Secretaria temos o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos em Situação de Ameaça e Risco, que tem uma tarefa também de prevenir ocorrências nessas situações de violações de direitos”, disse. O Programa, revogado pelo Decreto Nº 9.937/2019, inclui Comunicadores e Ambientalistas, em resposta às ações de violadores dos Direitos Humanos.
De acordo com o relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), divulgado nesta semana, foram registrados 376 episódios de violência no Brasil, sendo 77 apenas de ameaças/hostilização/intimidações, tipificação que somou um crescimento de 133,33%. No cenário baiano, o número de casos de violações dobrou, passando para 14 em 2022.
LEIA MAIS