O governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez análise das obras de infraestrutura que são consideradas prioritárias na Bahia, em entrevista durante uma visita às obras de expansão do Aeroporto de Salvador, nesta quarta-feira, 15. O gestor estadual foi acompanhado pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).
Para o petista, o encontro com o titular da pasta ocorre no momento em que é preciso avançar com projetos como a duplicação de estradas federais no estado, em especial a que fará a ligação de Ilhéus com a cidade de Itabuna, além dos investimentos necessários na Ponte Salvador–Ilha de Itaparica e nos portos da Bahia.
“O ministro está ao meu lado em agenda como a de investimento no Porto de Aratu, sobre como a gente pode avançar o projeto. E a gente tem feito reuniões em Brasília, junto com o presidente Lula, para debater a infraestrutura. A Bahia ainda tem poucas estradas federais duplicadas. E quem está fazendo é o governo do Estado, que teve dificuldade com a última gestão do governo federal. No entanto, vamos fortalecer as pautas junto com o governo Lula, que não chegou com o cofre e o orçamento público arrumados. Mas acredito que as articulações políticas e o diálogo com empresários irão ajudar bastante”, disse Jerônimo Rodrigues.
Entre os principais projetos de infraestrutura citados pelo governador, a ponte Salvador-Itaparica tem gerado grande expectativa, diante de movimentos no âmbito de investimentos que são calculados em R$ 1,5 bilhão. E tudo indica que a obra pode sair do papel ainda este ano. No Aeroporto de Salvador, a obra visitada por Jerônimo Rodrigues nesta quarta-feira, 15, está relacionada com a expansão do píer porte e da usina solar do equipamento.
Durante a visita, o ministro Márcio França acrescentou que o estado vai receber asfalto importado para a realização das obras, em especial as que estão relacionadas com a ampliação de estradas.
"Esse ano já há previsão de falta de asfalto, de julho em diante, porque nós estamos começando a importar asfalto, porque vai faltar [asfalto] do tanto que nós vamos colocar asfalto nas estradas", garantiu o titular dos Portos e Aeroportos.