XANDÃO DE OLHO
Corre na boca MIÚDA que gente GRAÚDA da CODEBA, mais precisamente um Amarante, supostamente teria apoiado intelectualmente os atos de vandalismo realizados no dia 8 de janeiro, na Praça dos 3 Poderes. Há quem comente, inclusive, que o Amarante, amigo íntimo do ex-presidente Jair Bolsonaro, teria até feito doações para o episódio. Se tudo isso for verdade, não demora para que a Polícia Federal dê um baculejo na CODEBA.
SABIDÃO
Em recente entrevista ao blog O Tabuleiro, de Ilhéus, o secretário geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, falou das causas da derrota de ACM Neto. Além de criticar Jerônimo, dizendo que era um candidato neutro que não ia pra lugar nenhum, Jabes disse que o principal fator da derrota foi a escolha da vice, Ana Coelho. “Neto disse em uma entrevista que ela não o tirou nada, mas eu perguntaria, "e somou em quê?". Acho que tinham outros nomes que podiam agregar, como Zé Ronaldo". Engraçado é que o esperto do Jabes, durante a campanha, era só elogio a Ana Coelho e nenhum afago a Zé Ronaldo. Agora é fácil sair conjecturando causas para a derrota. O que se comenta é que Jabes quer mesmo é uma boquinha na gestão estadual, tanto que estaria sendo um dos principais defensores do retorno do PP para a base governista.
INFILTRADO DA MÍDIA
Certo jornalista da Bahia foi descoberto. Apesar das juras de amor a um grupo político nas eleições de 2022, descobriu-se que o profissional acendia uma vela para Deus e outra para o diabo. Por onde anda, logo se percebe a prática do famoso fogo amigo. Essas traições já começaram a lhe custar caro. Agora é descobrir quem são seus verdadeiros padrinhos para que a conta continue sendo paga e o saldo devidamente quitado.
NA COLA DA OAB E DO MP
O prefeito Dudy, de Ipirá, abriu edital de concurso público para vários cargos e funções na prefeitura. Na maior cara de pau, disponibilizou duas vagas para advogado com o salário de R$ 1.302,00 e carga horária de 20 horas semanais. Pressionado pela OAB, comenta-se que o prefeito teria retirado as vagas do certame, ao invés de simplesmente aumentar a remuneração. O estardalhaço na imprensa foi tão grande que o MP despertou para uma curiosidade: as vultosas quantias que a prefeitura paga por serviços advocatícios. Apesar de legal a contratação e autorizada inexigibilidade de licitação para tal serviço, inclusive com aval do MP e TCM, a situação de Dudy seria peculiar em virtude de alguns achados que irão dar muito o que falar. Em apenas dois anos de gestão, o prefeito tem sido alvo de um rosário de procedimentos no TCM e apelidado na cidade de “filho” da Velha Caca e “neto” da Velha Caria, estando sempre acompanhado de seu genro e de um colega BARRA pesada. O Carrasco segue apurando o caso.
É CADA UMA…
Já se caminha para um mês de mandato do presidente Lula e agentes públicos bolsonaristas continuam dando as cartas e aprontando nos órgãos federais. Na Secretaria de Patrimônio da União - SPU/BA, por exemplo, foi designada como superintendente interina a bolsominion Angelia Faddoul. Dita cidadã, apesar de fiel escudeira de Paulo Guedes, é funcionária de carreira do Ministério da Economia e sempre esteve lotada em Brasilia, vindo para a Bahia para por em prática a cartilha bolsonarista. O mais esquisito é que a designação partiu de Martim Cavalcanti, nomeado por Bolsonaro e que permanece na SPU Nacional fazendo todo tipo de estripulia.
SOLIDARIEDADE INTERESSEIRA
O partido Solidariedade na Bahia é mesmo uma comédia. Antes do período eleitoral, o presidente Luciano Araújo flertou com a base governista quando já estaria de namoro com a oposição. Olhando para o próprio umbigo, Luciano chegou a rejeitar a secretaria de Ciência e Tecnologia porque exigia 20 mil votos para ele. De um articulista escalado para tratar do assunto, ouviu um sonoro “aqui nós não temos cesto de votos e sim cargos para execução de serviço público”. O espertalhão líder partidário conseguiu rezar ACM Neto, que garantiu a votação e conseguiu elegê-lo deputado estadual, feito impossível caso Luciano caminhasse com suas próprias pernas incompetentes. Não é que agora, passadas as eleições, o danado anda cercando a cúpula petista para um acordo? O pior é sair usando indevidamente o nome do colega Fabrício Pancadinha. Eita Bahia que exporta 171 viu.
ESPÍRITO DE PORCO 'INFELIX'
Um certo empreiteiro reagiu ao modelo de acordo proposto pelo ministro Rui Costa que, para reerguer a engenharia brasileira, permitiria empresas condenadas pela operação Lava Jato pagarem as multas devidas ao erário com obras. Para esse empreiteiro, os benefícios só valem para as empresas apadrinhadas, para as outras não. Mas chegam ao Carrasco informes que as manobras do esperto já ganharam repercussão na classe empresarial e breve a colheita será amarga. Aguardem!
O FERMENTO MILAGROSO
Duas empresas que vêm crescendo de forma significativa nos últimos anos passaram a chamar atenção pelos métodos de crescimento desconhecidos. Uma delas cresceu por conta dos efeitos dos grandes ventos “polares”. A outra, sob o efeito de MPs x2. Mas essa semana o mistério foi revelado. Uma perícia bem religiosa vai trazer a verdade sobre o fermento destas hóstias - atestando como os serviços são executados. Nesse milagre tem bispo, padre e diácono operando. Saravá meu pai Lázaro de Oxossi!
BLOCO DOS PREJUDICADOS I
Não bastassem as disputas de bastidor que ainda colocam em risco a realização do Camarote Brahma, a duas semanas do carnaval de Salvador, os representantes da Ambev na folia baiana tendem a enfrentar mais dores de cabeça caso o espaço seja, de fato, viabilizado. Grupos de pequenos acionistas baianos das Lojas Americanas estão usando as redes sociais para organizar manifestações na porta do camarote e protestar contra os grandes prejuízos sofridos com a derrocada das ações da varejista, após a descoberta de fraudes contábeis de R$ 20 bilhões nos balanços da empresa.
BLOCO DOS PREJUDICADOS II
O alerta veio de um deles, administrador de empresas, que criou um dos grupos de Whatsapp usados para tratar o tema. De acordo com ele, já são mais de cem inscritos, que prometem bloquear a entrada no espaço e protestar contra os sócios majoritários da varejista. Explica-se: Ambev e Lojas Americanas compartilham o mesmo trio de acionistas majoritários – os bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sucupira. “Chega a ser imoral esse grupo fazer investimentos milionários em carnaval enquanto deixa tantos milhares de pessoas e empresas no prejuízo”, justifica o administrador.
O DECLÍNIO DE NILO
Entre os comes e bebes, Marcelo Nilo andou se encontrando com o presidente estadual do PL, João Roma, e do PSDB, Adolfo Viana, para “um cafezinho”. Desde que trocou o PSB pelo Republicanos, Nilo não conseguiu emplacar sequer uma vitória política em tudo o que tentou ao longo de 2022. Como não teve sua vida garantida pela sigla comandada pelo deputado federal Márcio Marinho, seja na disputa estadual do ano passado ou na reforma administrativa de Bruno Reis neste início de 2023, para reconstruir a sua vida política, a possibilidade do parlamentar mudar de legenda novamente fica mais real.
PEGA MARÃO
Onde anda o Poder Público que não consegue intervir em Ilhéus? Na última semana, a ONG ambiental Grupo Amigos da Praia (GAP) denunciou, em carta aberta, o descaso total com a cidade, que está repleta de lixo e sinais de abandono. Nem o Centro Histórico escapou da lista, apontado com ruas sujas e a desordem pública. A ONG foi além e ainda constatou esgoto à céu aberto e uma situação de abandono completo da gestão. E o prefeito Marão anda por onde? Até quando a cidade ficar entregue às traças? Com a palavra, o Ministério Público.
OLHA O OUTDOOR
Indignados, moradores de Guanambi instalaram um outdoor que cobrava a pavimentação, infraestrutura e iluminação pública da cidade. Não demorou para o prefeito pegar ar e retirar o equipamento. O Carrasco descobriu que a cidade já está em polvorosa, na expectativa da próxima ação da população que anda insatisfeita com a gestão.
FANTASMA DE CARNE E OSSO
O Carrasco recebeu informações que a coisa em Muritiba não anda boa para o prefeito Danilo de Babão, após o Ministério Público receber as denúncias dos "fantasminhas" que atuam na gestão. O que se diz é que, a qualquer momento, o gestor pode deixar o cargo. Além da denúncia dos funcionários fantasmas na Prefeitura, há também denúncia de nepotismo. A coisa ficou pesada para o "Babão", que inclusive já responde a processos. O que parece é que Muritiba virou a cidade da assombração com uma pequena diferença: os fantasmas estão vivos!
MÁ FAMA
Colaboradores da Saúde de Jacobina continuam sofrendo com atrasos nos salários. A denúncia que chegou ao Carrasco aponta que o Instituto Vida Forte, responsável pela gestão das principais unidades de saúde do município, não teria recebido repasse da Prefeitura. Enquanto isso, tem colaborador que já passa dificuldades até para comprar alimentos. Como a cidade é pequena e a situação tomou os quatro cantos, tem comerciante que não quer vender fiado aos trabalhadores com receio de não receber por já saber da situação.
ENQUADRADA
Olha aí de novo gente. Dessa vez, a sua cara de pau merece uma enquadrada. Não é que o BackTrunk da Vitória esteve tentando se emplacar no cargo de secretário de estado de agricultura? Dessa vez recebeu um sonoro “nan-nan-nin-nan-não”. Ora ora, índio gosta de apito e não de entorpecente. Além da repulsa a esse rapaz, seu nome ao ser aventado foi de logo vetado pela cúpula da SSP e da PM, que não aceitaria defensores e nem tampouco usuários de entorpecente branco na gestão que se inicia. BackTrunk, que segundo notícias de bastidores estaria de amor novo, é persona non grata nos órgãos de controle de repressão ao tráfico de drogas, afinal de contas quem usa financia.