A União dos Municípios da Bahia (UPB) dará início nesta segunda-feira (23), ao seu processo eleitoral, que culminará com o pleito que definirá os membros nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o biênio 2023/2024.
Neste caso, o sufrágio está previsto para ocorrer no dia 14 de fevereiro. Já no evento de depois de amanhã, a partir das 14h, a entidade vai receber a inscrição de chapas que pretendem concorrer à eleição da UPB.
Contudo, a expectativa é a de que haja apenas um grupo participando do certame: o liderado pelo prefeito de Belo Campo, Quinho (PSD), que já tem amplo apoio para suceder o atual presidente da UPB, Zé Cocá (PP), prefeito de Jequié.
A chapa também é composta pelo prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT), como vice-presidente administrativo. Além deles, há: Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, como vice-presidente institucional; Cacá (PT), prefeito de Miguel Calmon, como 1º Tesoureiro; e Kitty Guimarães (PP), prefeita de Taperoá, como 2ª tesoureira. Já os prefeitos Moreirinha (PSD), de Itapicuru; e Reinaldo Góes (PSD), de Iuiú, serão 1º e 2º secretários, respectivamente.
Caso haja apenas uma chapa, de fato, na disputa, a comissão eleitoral pode ser escolhida por aclamação e seguir direto para posse, que acontece no dia 14 de março.