Que o Carnaval de Salvador é único, qualquer pessoa com bom senso no planeta Terra sabe, mas, agora, a jornalista da BBC inglesa, Kate Schoenbach, “apresentou” a folia da capital baiana como a “maior festa de rua do mundo”, desbancando o Carnaval do Rio de Janeiro. Além disso, a reportagem produzida pelos britânicos tratou Salvador como a “desconhecida capital da felicidade” e ressaltou a cultura baiana, principalmente o Axé.
A jornalista entrevistou uma série de soteropolitanos que desbancaram o Carnaval do Rio de Janeiro e afirmaram que a maior festa de rua do mundo na verdade está em Salvador. Kate também conta sobre a forte ligação da Bahia com o samba e a capoeira, que são elementos culturais que surgiram no estado.
“As tradições baianas como a capoeira e o samba são tratados com muito orgulho na Bahia. De fato, o principal período festivo de Salvador, que vai de dezembro a março, começa com o ‘Dia do Samba’ e vai até o Carnaval. Os moradores, inclusive, não hesitam em falar que as maiores festas de Carnaval de rua não são encontradas no Rio, mas sim em Salvador”, afirma a jornalista da BBC.
Kate Schoenbach também contou que conversando com os soteropolitanos, eles relataram que são mais felizes do que pessoas em outras regiões do Brasil. Segundo ela, os moradores da capital destacaram principalmente o “Axé” como o principal fator da felicidade extrema de Salvador.
“Não é à toa que esta cidade, Patrimônio Mundial da Unesco, é oficialmente conhecida como a ‘capital da felicidade’ do Brasil. Quando você pergunta para os soteropolitanos o que faz Salvador tão feliz eles sempre respondem a mesma coisa: Axé, um termo iorubá que pode ser traduzido facilmente como ‘energia’, relatou Kate.
“Talvez a verdadeira chave para a felicidade de Salvador esteja em sua capacidade de transformar sua história tumultuada em um tipo único de alegria que Salvador deu ao resto do Brasil”, disse a jornalista.
Em reportagem, a jornalista da BBC frisou fortemente a ligação de Salvador com suas raízes africanas e, consequentemente, com o Axé. Kate relata que andando pelas ruas do Pelourinho é possível identificar facilmente a presença da diversidade cultural de Salvador, incluindo a culinária, música e religiões se fundindo.
“A cultura única da cidade é um testemunho da força e coragem de seu povo que aprecia o axé do presente e celebra com orgulho suas ricas tradições baianas derivadas dos povos portugueses, africanos e ameríndios. Caminhando pelas ruas, é fácil ver essas diversas práticas musicais, culinárias e religiosas se fundindo. O brasão baiano ilustra a força de seu povo através da frase latina ‘Per ardua surgo’(eu me levanto pela dificuldade).”, afirmou a jornalista