Paulo Afonso, Bahia, 01 de janeiro de 2023.
Olá, amigos e amigas, desportistas da cidade de Paulo Afonso e região!
Na qualidade de cidadão, filho dessa terra, apaixonado pelo futebol, ex-presidente da LDPA, ex-professor de colégios de Paulo Afonso e Nova Glória, venho aqui respeitosamente solicitar às autoridades competentes uma maior atenção para nosso desporto, no ano que se inicia e de agora por diante.
Cito aqui especificamente o esquecimento por parte do poder público da “reforma” de nossa única praça de esportes, que, para alguns, seria um “estádio”, mas verdadeiramente é um campo de futebol com uma estrutura razoável para atender às demandas futebolística da região na prática do futebol amador.
Nosso pequeno Ruberleno de Oliveira foi inaugurado em 15/08/1976, pela CHESF, para atender aos anseios da empresa e da pequena população à época. Nesses 46 anos que se passaram foi de grande valia para nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos que por lá desfrutaram de grandes momentos em nosso futebol, inclusive foi no velho Rubão que conquistamos nosso maior título amador a nível estadual, o Intermunicipal em 1985.
As histórias de nosso pequeno palco vêm desde a década de 1960, quando ainda o chão de terra batida, com seus alambrados de madeira, já fazia a alegria das tardes de domingo dos nossos desportistas. Por ali já jogou inclusive o ex-campeão mundial, Mané Garrincha, e tantos outros craques do futebol brasileiro como Fio Maravilha, Givanildo Oliveira, País, Pedrinho, Iberê, Toninho Vanusa, João Marcelo, Rogério & cia… além dos nossos craques que fizeram história no futebol de Paulo Afonso e região.
Hoje, entregue à própria sorte, à espera da mão divina para que sua pequena reforma venha a sair do papel e quem sabe transforme-se em um espaço digno para abrigar nossas competições internas e regionais, estamos no aguardo que 2023, seja o ano do ressurgimento de nosso futebol.
Vale ressaltar que, segundo informações, um projeto de autoria da vereadora irmã Leda, o espaço tornou-se de utilidade pública com seu tombamento em patrimônio histórico, porém de nada valerá se a ideia continuar a ser protelada e, consequentemente, a punição a nós, desportistas, poderá continuar por anos a frente.
Ahhh quantas saudades das vinhetas de Nilson Brandão e equipe nas chamadinhas dos nossos jogos do Campeonato Cachoeira de Paulo Afonso, sei que a voz e cuca de nosso ícone da comunicação não será as mesmas, pois o mesmo já pendurou as chuteiras, quem sabe com essa nova renovação do contexto desportivo não surjam novos narradores, comentaristas e repórteres de pista para abrilhantar nosso futebol, a exemplo de: J. Bezerra, Eraldo Rocha, Zuca, Hugo Quadros, Toni Cesar, Borrachinha, Davi Artur, Nino Fla, Rocha Pita e tantos outros que levavam nosso futebol pelas ondas do rádio aos torcedores de PA e região.
Expresso aqui meu sentimento de solidariedade aos que estiveram e continuam a sonhar por dias melhores para nosso futebol.
Forte abraço a todos e que, em 2023, nosso desporto seja marcado por vários gols de placa dentro e fora das quatro linhas!!!
Respeitosamente,
PEDRO ROBERTO VIANA NASCIMENTO.