A prefeitura de Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano, decretou estado de emergência, nesta quinta-feira (1º), depois que fortes chuvas fizeram estragos na região. Outras nove cidades da Bahia também decretaram emergência na última semana. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), 37 municípios foram afetados pelas chuvas, sendo que nove deles decretaram situação de emergência.
De acordo com o decreto, a cidade entrou em estado de emergência devido as fortes chuvas ocorridas no município de nos últimos dias 28, 29, e 30 de novembro, bem como nesta quinta-feira (1º), que provocaram alagamentos em ruas, bairros, distritos e regiões das zonas urbana e rural. O aguaceiro causou diversos transtornos à população, com alagamentos em vários locais de Cachoeira e risco de desabamento de imóveis.
A prefeitura da cidade não informou quantas pessoas estão desabrigadas e desalojadas, nem o número de ocorrências registradas durante a semana.
"As medidas até então adotadas pelo município, com utilização de sua capacidade normal de atuação, recursos humanos, materiais e institucionais não são suficientes para o restabelecimento da situação de normalidade no município", destacou a prefeitura no decreto. "Ainda persiste a previsão da ocorrência de chuvas na cidade, com possibilidade de novos incidentes com risco à população", acrescentou.