noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Bahia

A revolução vem aí! 5G será ativado em Salvador na próxima terça

Saiba tudo sobre a tecnologia que promete democratizar o acesso à internet de qualidade

Publicada em 10/08/22 às 10:46h - 171 visualizações

Fonte: atarde.com.br com supervisão do Jornalista Jair Cezarinho WWW.ENwCONTROJA.COM.BR


Compartilhe
Compartilhar a noticia A revolução vem aí! 5G será ativado em Salvador na próxima terça  Compartilhar a noticia A revolução vem aí! 5G será ativado em Salvador na próxima terça  Compartilhar a noticia A revolução vem aí! 5G será ativado em Salvador na próxima terça

Link da Notícia:

A revolução vem aí! 5G será ativado em Salvador na próxima terça
 (Foto: 5G irá mudar as telecomunicações - Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil)
Já imaginou estar em uma show no Parque de Exposições com 100 mil pessoas ou assistir o seu time no estádio lotado e não ter nenhum problema de conexão, com um internet de alta velocidade mesmo em meio a uma multidão? Em um futuro que está muito próximo, todas essas questões serão solucionadas com a evolução da telecomunicação prometida com o 5G, que irá ser ativado em Salvador na próxima terça-feira, 16. 

Algumas capitais do Brasil já contam com internet 5G, ainda que em processo inicial de implantação. Na última quinta-feira, 4, o serviço foi ativado na cidade de São Paulo e a expectativa é de que até o final de agosto as demais capitais do Brasil sejam contempladas (exceto Manaus e Belém). A Anatel já faz testes com o 5G em Salvador, Goiânia e Curitiba nesta quarta, 10, para ativar o sinal na próxima semana. O anúncio oficial será feito na sexta-feira, 12, quando ocorre a reunião do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede.

Mas o que é o 5G? Como essa tecnologia irá mudar as telecomunicações e até mesmo a indústria? A promessa é de uma verdadeira revolução, com mudanças significativas no setor e impactos na vida da população, já que pesquisadores enxergam na tecnologia uma maneira de finalmente democratizar o acesso à internet de banda larga no Brasil e colocar o país como uma representação de internet de qualidade. 

O 5G é a quinta geração de tecnologia móvel. O 1G apresentou celulares com capacidade de realizar ligações, ainda com muito ruído. O 2G melhorou a qualidade das ligações de voz e iniciou as mensagens de texto. No 3G, teve início a utilização de internet e no 4G, a conexão foi melhorada com aplicativos e plataformas virtuais que necessitavam de rede móvel.

De acordo com o especialista em Tecnologia da Informação, Renato Carneiro, o 5G "vai multiplicar em até 100 vezes a velocidade da rede móvel e aumentar a capacidade de transmitir de forma simultânea milhares de processos".  

"Em uma analogia com uma rodovia, no 4G você consegue apenas transportar um veículo a cada tempo em uma velocidade X, com a 5G você vai transportar milhares de carros no mesmo período e ainda com um aumento de velocidade. Por isso existe uma expectativa muito grande no 5G, que está sendo chamada de internet das coisas, por poder conectar dispositivos e permitir avanços como veículos autônomos e máquinas que realizam atividades também de maneira autônoma. A qualidade, a velocidade e a precisão são muito altas", explicou o especialista ao A TARDE. 

De maneira ainda mais didática, é possível definir o 5G como um conjunto de tecnologias que vai melhorar e aumentar a velocidades das conexões móveis, ou seja, as que são transmitidas por ondas de rádio. A tecnologia possui três características que a diferenciam das outras gerações: maior velocidade, baixa latência (tempo de resposta) e a capacidade de conectar uma quantidade maior de dispositivos em uma única antena, mas com uma área menor de conexão.

O membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas, Euclides Lourenço Chuma, usou o exemplo das conexões em grande multidões para explicar o impacto do 5G. 

"O 5G vai permitir que sejam conectados mais dispositivos à rede de internet em uma mesma área. Ele permite a reconfiguração da rede em tempo real. Se naquele momento em um jogo (de futebol) precisa de 50 mil conexões para 50 mil torcedores, a inteligência do 5G vai redirecionar os recursos da rede automaticamente para atender esse pessoal. Passou o jogo, ele volta com os recursos para o que era anteriormente", disse o pesquisador em entrevista ao A TARDE.  LEIA MAIS



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!