Parabéns para meu amigo Nelson Rufino que completa neste domingo, dia 12 de setembro, 79 anos. Para nosso deleite um pequeno resumo da vida e obra desse grande poeta da música brasileira, nascido em Salvador.
Em 1962 tentou jogar futebol no Rio de Janeiro, treinou em duas equipes e nada. Ai ele se organizou para voltar e, nessa dor, compôs sua primeira música, “Bahia, Meu Primeiro Travesseiro”.
Compositor requintado oriundo da Escola de Samba Filhos do Tororó, em 1965, Nelson Rufino compôs seu primeiro samba enredo "Portais da Bahia", com o qual a escola foi campeã.
Sua primeira música gravada foi "Alerta Mocidade", por Eliana Pittman, em 1970.
Um ano depois, ganhou o primeiro festival de samba do Bloco Apaches do Tororó, com o samba "Blusão do Ano Passado". Em 1975, Alcione no LP "A voz do Samba", gravou de sua autoria "Aruandê" (c/ Edil Pacheco). Ainda no mesmo ano, Ederaldo Gentil no LP "Samba, Canto Livre de um Povo", incluiu "Rose", parceria de ambos.
Mais tarde, o compositor viria a ter sua primeira grande descoberta. Roberto Ribeiro, num encontro nacional dos compositores de samba, no Rio de Janeiro.
Em 1976, Roberto Ribeiro gravou com grande sucesso "Tempo Ê" e regravou "Rose". Roberto Ribeiro ainda transformou em sucesso nacional a música "Vazio".
Roberto Ribeiro, em 1977, gravou "Prece a Xangô", em seu LP "Poeira Pura". Neste mesmo ano, Edil Pacheco interpretou no LP "Pedras Afiadas", pela gravadora Polydor, "Pranto Natural", parceria de ambos.
Em 1978, a música "Todo Menino é um Rei", em parceria com Zé Luiz, obteve sucesso na voz de Roberto Ribeiro que, em 1981, gravou ainda "Passagem", no LP "Massa, Raça e Emoção".
Em 1984, Roberto Ribeiro, um de seus principais intérpretes gravou"Ciganinha" no disco "De Palmares ao Tamborim". Em 1987 gravou "Fique". Neste mesmo ano, no LP "Meu Sorriso", de Neguinho da Beija-Flor interpretou "Nada Mais" (Nelson Rufino e Orlando Rangel).
Em 1988, Elza Soares gravou "Doce Acalanto" (Nelson Rufino e Noca da Portela), em seu disco "Voltei" e Zeca Pagodinho interpretou no LP "Jeito Moleque", uma composição de ambos, "Se Tivesse Dó". Ainda neste ano Roberto Ribeiro interpretou de sua autoria "Devaneios e Tramas". No ano seguinte, Roberto Ribeiro gravou "Mel Pra Minha Dor".
Em 1992, fez uma participação especial na faixa "Chora Viola" (c/ Pery da Bahia), no disco "Mar de Esperança", de Dominguinhos do Estácio, lançado pela gravadora RGE.
Dois anos depois, o Grupo Batacotô regravou em seu segundo disco "Semba dos Ancestrais" a música "Nas Águas de Amaralina" (c/ Martinho da Vila). No ano seguinte, o Grupo Fundo de Quintal, no CD "Palco Iluminado", interpretou de sua autoria "Por Todos os Santos", em parceria com Carlinhos Santana.
No começo dos anos 1980, aconteceu outro dos grandes encontros da vida de Nelson Rufino. Em uma feijoada foi apresentado ao Zeca Pagodinho, que tinha 22 anos e ele meteu logo uma sugesta, para eu entrar no partido alto.
Botei a mão no surdo e disse: “Gente, não sei fazer partido alto!” — relata. — Uma vez, eu disse: “Jamais o carioca vai fazer samba de roda, e nem o baiano, partido alto”. Por causa desse impacto, rolou essa empatia, nasceu essa amizade.
No ano de 1996 Zeca Pagodinho interpretou "Verdade" em seu disco "Deixa Clarear", música muito executada nas emissoras de rádio e televisão de todo o país.
Em agosto de 2011, Rufino aos 69 anos, gravou o seu primeiro DVD Ao Vivo no Teatro Castro Alves, em Salvador, intitulado "Minha Vida".
Nesse show, os maiores sucessos de Nelson Rufino com as participações de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Martinho da Vila, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Batifun, Bossa do Samba, Carla Cristina, Alex Ribeiro, Edil Pacheco, Walmir Lima, entre outros.
Para o CD "Tabaroinha" da sambista Mariene de Castro, Rufino compôs “Amuleto da Sorte” em 2012.
Este é um pequeno histórico do riquissimo universo musical do nosso sambista Nelson Rufino. Conhece um cara feliz? É Nelson Rufino. "Eu entro muito mais na igreja para agradecer do que para pedir".
Muito obrigado poeta Nelson Rufino, a música agradece sua preciosa contribuição. Parabéns, muita saúde e bênçãos na sua vida!!
Na foto, registro do amigo Nelson Rufino visitando os estúdios da GFM 90,1 com Paulo Gomes, o Paulinho da Gamboa.