Os ataques constantes as agências bancárias na Bahia de janeiro a 13 de junho de 2021 já demonstram um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período no ano interior. Os dados, informados pela Secretária de Segurança Pública (SSP) ao Bahia.ba, revelam que, até o momento, 31 instituições financeiras já sofreram alguma ocorrência tentada e consumada. Em 2020, o número era de 20.
No início deste mês, a Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), informou ter desarticulado a principal quadrilha responsável pelos assaltos a banco que tomaram conta no interior baiano desde o mês de abril. Entretanto, mesmo após a desarticulação, mais um caso ocorreu no domingo (13) na cidade Conceição do Almeida, onde quatro homens cometeram o ataque utilizando explosivos.
Procurada pelo Bahia.ba, a polícia disse que as investigações permanecem em andamento e ainda não há mais informações.
Salvador e RMS
De acordo com a SSP, das 31 invasões, 10 são apenas em Salvador. A fim de também combater o crime na capital baiana e na Região Metroplitana, mais de 100 policiais civis estão realizando, nesta-terça feira (15), uma operação integrada com a Polícia Militar com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão contra alvos suspeitos de envolvimento nos ataques.
Até o fechamento desta matéria, a polícia informou que foram apreendidas armas, drogas e roupas camufladas utilizada por um dos principais integrantes do grupo criminoso. De acordo com o delegado da operação, José Bezerra, o homem, que era responsável pelo manuseio e preparo de artefatos explosivos, morreu após reagir a prisão e entrar em confronto com os policiais.
“Ele era o nosso principal alvo de hoje. Era o explosivista integrante da quadrilha responsável por ataques em Salvador e Região Metropolitana, além de algumas cidades do interior”, detalhou o delegado.