O Núcleo de Acesso ao Crédito da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) passa a contar com unidades nas principais cidades do interior baiano, graças a uma parceria com o Serviço de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (Sebrae).
O apoio aos empresários vai funcionar em Feira de Santana, a 107 quilômetros de Salvador; Ilhéus, no sul; Jequié e Vitória da Conquista, no sudoeste; Barreiras, no oeste; e Juazeiro, no norte do estado.
A iniciativa fortalece o plano de interiorização do acesso ao crédito e o fortalecimento do núcleo, que até então funcionava apenas em Salvador, reduzindo as possibilidades de grande parte dos empreendedores.
– No atual contexto econômico, é fundamental suprir as necessidades do dia a dia, para girar o negócio e ampliar perspectivas de investimento, em especial na manutenção e expansão das atividades industriais – disse a gestora do Núcleo de Acesso ao Crédito, Ana Paula Almeida.
O desafio, agora, é transformar a abertura dos núcleos nas cidades-polo em condições materiais de êxito para os empresários, na forma de mais atendimentos, capacitações, cartilhas informativas e orientação para lidar com as instituições financeiras.
A busca por crédito para manter os empreendimentos tornou-se imperativa, devido aos entraves gerados pela redução na movimentação de capital, provocadas pelas restrições de produção e consumo impostas pela pandemia.
Sete profissionais vão atuar em cada uma das cidades, em um total de 42 trabalhadores, capacitados a visitar as empresas e realizar a intermediação com bancos e financeiras, visando à melhor combinação, protegendo os interesses dos empresários das regiões atendidas. (A Tarde)