Foi aprovado, na sessão desta quarta-feira (24), o Projeto de Lei no 28/2021, que dispõe sobre a criação do Selo Social Municipal: Empresa Amiga da Mulher. A proposição é de autoria do vereador Professor Ivamberg (PT), que considera a entrega da honraria como uma forma de incentivar e promover a equidade de gênero no município. O selo deverá ser entregue anualmente no mês de março, tendo validade de dois anos.
As empresas interessadas em concorrer, devem executar ações que contribuam com a defesa dos direitos da mulher. Elas também precisam assinar uma carta-compromisso pela qual irão atestar, dentre outras coisas, o engajamento em sensibilizar e capacitar periodicamente seus solaboradores sobre a importância de prenenir e erradicar toda forma de discriminação de gênero. A seleção das empresas ganhadoras será feita por um comitê julgador composto por membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres e da Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas para as Mulheres. A empresa que tiver a certificação poderá utilizar o selo em todos os seus produtos, marcas e materiais publicitários enquanto durar a validade.
Empolgada com a proposição, a vereadora Lú de Ronny (MDB) considera a criação do selo como uma forma “excepcional” de valorizar a mulher, principalmente, no mercado de trabalho. Para o vereador Lulinha (DEM), a medida é de grande importância e será devidamente executada pela Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas para as Mulheres, pasta comandada pela vereadora licenciada, Gerusa Sampaio. (CMFS)