De 8 até o dia 26, a Prefeitura de Feira promove o Março Lilás e intensifica ações de combate do colo do útero, conhecido também como câncer cervical. A campanha tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre o exame preventivo, o Papanicolau.
Com o diagnóstico precoce é possível identificar lesões que poderiam levar ao câncer do colo de útero, aumentando as chances de cura. Somente ano passado, 19 pacientes foram diagnosticadas com a doença segundo registros da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS).
Entre as pacientes atendidas no mesmo período no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) 80 apresentaram lesões de baixo grau e mais 103 de alto grau - em condição pré-maligna do colo uterino.
Segundo Gilberte Lucas, diretora presidente da FHFS, a meta da campanha deste ano “é atingir o maior número de mulheres com os serviços ofertados no CMPC”, mapeando, assim, o número de casos da população feirense.
Devido à pandemia, as marcações de consultas estão sendo feitas pelo e-mail marcolilas.cmpc@fhfs.ba.gov.br e as pacientes precisam anexar e enviar RG, Cartão SUS e comprovante de residência. Outra opção de agendamento é pelo telefone (75) 3602-7340. (São Gonçalo Agora)