O governador Rui Costa voltou a alertar, neste sábado, 13, sobre a atual situação da pandemia no estado da Bahia. Rui disse que “o momento é muito grave e vários hospitais estão com 100% de ocupação dos leitos”.
"Corremos o risco de em duas ou três semanas termos um colapso no sistema de saúde", afirmou.
O governador chegou a comparar a situação atual com a do ano passado e alertou a importância do respeito às medidas contra o vírus, bem como do uso de máscaras.
"A gente pode entrar em uma condição pior do que a de julho do ano passado", finalizou.
Os alertas do governador foram feitos durante a entrega da obra de ampliação do abastecimento de água de Entre Rios. Rui entregou também a reforma da Loja de Atendimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O investimento foi de R$ 3,5 milhões.
Antes disso, o governador usou as redes sociais para fazer um alerta. Preocupado com a formação de aglomerações, como visto nas festas de fim de ano, o chefe do Executivo estadual ressaltou o momento de restrições em meio ao aumento de casos de Covid-19.
“Não é hora de relaxar nos cuidados contra a Covid-19, muito pelo contrário. Os números estão aumentando, as pessoas continuam morrendo. NÃO É TEMPO DE CARNAVAL, os shows e aglomerações continuam proibidos na Bahia. É TEMPO DE CUIDAR DE QUEM A GENTE AMA, de proteger nossa família”, escreveu Rui, em sua conta oficial no Twitter.
Com 10.610 vítimas causadas pela Covid-19, a Bahia registrou 67 mortes apenas nesta sexta-feira, 12, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Prefeitura de Salvador
O surgimento de uma nova cepa mais agressiva do coronavirus pode levar rambém a Prefeitura de Salvador a decretar a retomada de medidas de isolamento social já na próxima semana.
De acordo com o prefeito Bruno Reis, os indicadores da cidade, com 75% dos leitos de UTI-COVID ocupados, ligam um novo alerta sobre a capacidade do sistema de saúde e os estágios da pandemia em Salvador.
“O problema é a pressão nas UPAs, isso é real. Estamos abrindo 20 leitos, e o Estado também vai abrir mais 20 leitos na Bahia além de já ter começado a se organizar para abrir novamente o hospital de campanha da Arena Fonte Nova”, afirmou Bruno, na sexta-feira.
“Se os números continuarem como estão, na semana que vem adotaremos medidas de isolamento social. Nunca quis isso, em nenhum momento adotamos medidas de restrições porque os números vinham estáveis, com a média móvel que tínhamos capacidade de administrar, mas a gente começa a perceber curva ascendente crescendo de forma muito mais rápida”, destacou. (A Tarde)