O município de Jaguaquara, localizado no Vale do Jiquiriçá, na Microrregião de Jequié, no Sudoeste baiano com uma população superior a 54 mil habitantes é um dos maiores distribuidores de hortifrutigranjeiros do estado da Bahia.
Semanalmente sai do Mercado Produtor Ceasa cerca de 2500 veículos, desses 1500 são caminhões de verduras, frutas, folhas e outros produtos oriundos do campo, para cidades da região, como Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Jequié, Salvador, outros estados e grandes redes do mercado brasileiro. Seu maior potencial são o tomate, pimentão, chuchu e maracujá produzidos nas comunidades rurais do Baixão de Ipiúna, Itiúba, Piabanha, Rio preto, Socorro, Rumo Perdido, Santo Estevão, Lero Andrade, Agência, Alto da Serra, Italianos da Colônia, Tatu, Bambu, Terra Brás, Assentamento do Entroncamento, Riachão dos Caboclos, Rio Preto, Tesoura, Recordação e outras localidades.
As atividades são realizadas no Ceasa, centro de comercialização de produtos formado por 34 boxes e 100 pedras, onde por semana circulam aproximadamente 5 mil pessoas, além dos compradores avulsos.
As principais rotas de desenvolvimento e exportação são: a BA 420, BR-116 e 101.
Outra alternativa para escoamento da produção pode ser a BA 545, que liga os municípios de Jaguaquara, a Apuarema, Jitaúna, Ipiaú, Gandu a BR-330. O trecho só é pavimentado com asfalto da sede do município a distrito do Baixão.
A pauta se transformou em realidade com a mobilização de representantes de vários setores da região que esperam do governo estadual investimentos para desenvolver estas cidades. (Marcos Cangussu)