A tradicional festa de Iemanjá, na próxima terça-feira, 2 de fevereiro, adotará os protocolos testados na última Lavagem do Bonfim e irá ocorrer de forma online. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 27, pelo prefeito Bruno Reis (DEM) em coletiva na Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, ponto de encontro da festa
“Seguiremos todas as outras festas que já aconteceram na cidade. Infelizmente, a pandemia nos impõe essa realidade e a Festa de Iemanjá será realizada de forma 100% virtual”, anunciou.
Bruno explicou qual será o aparato de segurança adotado pela prefeitura, através da Secretaria de Ordem Pública (SEMOP), para impedir as aglomerações durante o evento. Entre as medidas, estão o fechamento de todos os depósitos de bebidas do bairro e a interdição da faixa de areia da Colônia de Pescadores até a área do Sukiyaki. Os restaurantes e bares da região poderão abrir a partir das 19h. Além disto, a praia será fechada já na segunda, 1º.
“Na madrugada do dia 1° para o dia 2, a oferenda sairá do Dique, chegará aqui às 8h e irá direto para o mar. Não haverá exposição. Conversei com o governador, nenhum de nós estará presente, e acompanharemos a entrega do presente de Iemanjá pelas redes sociais”, disse o prefeito, que aproveitou para fazer um apelo para a população que queira entregar seus presentes para a rainha do mar.
“Fazemos esse apelo para que as pessoas não venham ao Rio Vermelho. Temos 64km de orla. Então peço a quem tem seus compromissos religiosos, que preste sua homenagem nos mais diversos pontos da cidade. Tenho certeza que a sua proteção espiritual e a sua fé serão abençoadas independente do local”, pontuou.
Bruno Reis também confirmou o fechamento da praia já na segunda-feira, 1º. "As restrições que existem hoje para o bairro do Rio Vermelho seguirão em vigor no dia 1°, com a adição do fechamento das praias. Nossa equipe estará aqui notificando e autuando para evitar aglomerações e eventos na véspera, como acontece em outros anos". (A Tarde)