Colocação de barreiras sanitárias nos principais acessos com maior fluxo turístico das ilhas de Cairu logo no primeiro dia do ano, assim teve início as ações preventivas contra o coronavírus pela nova gestão municipal. Ao longo das duas primeiras semanas, as ações têm se intensificado com atuações diárias envolvendo a Secretaria de Saúde, através das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária. Nos dois principais destinos turísticos do município, Morro de São Paulo e Boipeba, estão sendo realizadas ações noturnas junto aos comerciantes, também, o trabalho tem acontecido nas outras localidades, a exemplo da Sede do município, exigindo e orientando os comerciantes para que sejam cumpridas as normas do protocolo que escabece distanciamento social, uso de álcool em 70%, além de distribuição de informativos e máscaras.
Também, os responsáveis pelas embarcações estão sendo orientados e fiscalizados, a exigir de seus passageiros uso de máscaras e manter o distanciamento durante as viagens para as ilhas.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Saúde, Cíntia Rosemberg, a Prefeitura enviou ofício de nº 04/2021/GAB, ao Butantã, para adquirir a vacina contra a Covid-19 e em breve a vacinação da população será iniciada.
A partir desta segunda-feira (18), um “pente fino” e o recadastramento dos ambulantes serão iniciados, intensificando ainda mais a fiscalização na tentativa de reforçar as normas do protocolo e fiscalizar seu cumprimento. O primeiro momento é de reforço das orientações e em seguida iremos partir para penalização, através de advertência ecrita e multa. (Magno Joubet/Ascom)