Os acidentes de trânsitos aumentaram em 60% em outubro e novembro deste ano, em Salvador, com relação aos meses de abril e maio, que tiveram maior período de isolamento na pandemia. A letalidade dessas ocorrências também aumentou.
Entre abril e maio, a capital baiana registrou 959 acidentes, quanto nos dois últimos meses foram 1609. Apesar disso, Salvador teve menos ocorrências de acidentes neste ano, que em 2019: 3.467 no ano passado, contra 1.973 neste ano – uma queda de 57%.
Segundo dados da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), mesmo com a queda dos acidentes, a taxa de letalidade aumentou. Até novembro deste ano, 112 pessoas perderam a vida no trânsito na capital.
O índice de pessoas mortas, de janeiro a outubro foi de 4,32. No mesmo período de 2019 era de 2,55. O mês mais violento no trânsito, em 2020, foi agosto: 199 feridos e 15 mortos.
De acordo com superintendente da Transalvador, Fabrízzio Müller, a principal causa é a imprudência de motoristas e motociclistas.
“Com as ruas mais vazias, as ruas mais livres, as pessoas abusaram mais da velocidade e os acidentes foram mais graves. Foram menos acidentes, porque tinham menos carros rodando, mas foram mais graves. A questão do motociclistas cometerem muitos abusos vem chamando muito atenção, então a gente está intensificando também a fiscalização nesse segmento de motociclistas. Enfim, é um trabalho difícil, mas que precisa ser feito diariamente para que a gente consiga mudar o comportamento das pessoas”, explicou. (BL)