Dez deputados estaduais tenterão se eleger a prefeito ou vice de algum município baiano em novembro. Em caso de um ou mais destes postulantes se elegerem, até oito vagas serão abertas no parlamento baiano, uma vez que três parlamentares disputam simultaneamente na capital: os prefeituráveis Olívia Santana (PCdoB) e Hílton Coelho (Psol) e Fabíola Mansur (PSB), companheira de chapa da prefeiturável Major Denice (PT).
Outros dois candidatos a prefeito estão na Região Metropolitana: Eduardo Alencar (PSD) em Simões Filho e Mierla Macedo (PSD), em Lauro de Freitas.No interior, José de Arimateia (Republicanos) disputa o executivo em Feira de Santana, enquanto José Raimundo (PT) busca a prefeitura de Vitória da Conquista.
Jânio Natal (Podemos)- que teve o pedido de registro questionado pelo Ministério Público Eleitoral – quer voltar a governar Porto Seguro. Osni Cardoso (PT) também tenta governar novamente um município (Serrinha). Zé Cocá (PP) já geriu a cidade de Lafaiete Coutinho, mas concorre agora em Jequié.
Os deputados Eduardo Alencar, Fabíola Mansur, Jânio Natal, Mirela Macedo, Osni Cardoso, Zé Cocá e Zé Raimundo se elegeram ao parlamento pela mesma coligação. Em caso de eleição na sucessão municipal de um ou mais integrantes deste grupo será aberta uma vaga de deputado para o melhor colocado entre os suplentes do PT/MDB/PSD/PR/PDT/Podemos/PP/PSB/Avante.
Já José de Arimateia foi da coligação DEM/Republicanos/PV/PSDB. Hilton Coelho e Olívia Santana conquistaram a vaga de deputado pelo próprio partido, sem aliança. Em caso de vitória nas urnas neste ano assumirá um novo deputado do PSol ou do PCdoB. (bahia.ba/José de Arimateia, Eduardo Alencar, Zé Raimundo, Mirela Macedo, Zé Cocá, Osni Cardoso e Jânio Natal concorrem no interior.