Hotéis da Bahia denunciaram à Polícia Civil que tiveram páginas nas redes sociais clonadas e sites oficiais invadidos por hackers que tentavam se passar como seus legítimos representantes para roubar dados sigilosos e aplicar golpes em seus clientes. As informações são do Portal UOL.
De acordo com o subsecretário de Turismo do Estado da Bahia, Benedito Braga, as denúncias são de hoteleiros de Salvador, Lauro de Freitas e Mata de São João.
"Quando começou a aumentar o número de casos, vimos que era a hora de nos reunirmos e criar um grupo de trabalho para concentrar as informações, agilizar e dar celeridade às investigações", declarou.
O primeiro encontro foi realizado na última quarta-feira (16), na sede da Setur, em Salvador, e reuniu, além de representantes da secretaria e dos hoteleiros, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, e os delegados titulares de Proteção ao Turista (Deltur) Marita Souza, e do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME), João Roberto Cavadas.
O próximo encontro ainda está sem data marcada, mas terá o objetivo de capacitar os responsáveis pelas redes sociais de pelo menos 30 hotéis para identificar e agir contra eventuais fraudes cibernéticas.
Os nomes dos 20 hotéis não foram informados pela Setur, mas segundo o UOL, estão na lista o Fiesta Bahia e o Bahia do Sol, ambos em Salvador, e o Malibu Plaza Hotel, em Lauro de Freitas.
As investigações da Polícia Civil apontam para a existência de uma quadrilha que opera de forma articulada e que já estaria ampliando o leque de ações para outros setores da cadeia turística. A Setur já foi comunicada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da existência de pelo menos um caso similar ocorrido com um restaurante. (Muita Informação)