A Rádio Sociedade News de Feira de Santana (102.1 FM) comemorou 72 anos de fundação neste dia 7 de setembro, também celebrada independência do Brasil.
Em 1980, sob gestão de Frei Orlando Bitencourt, então Rádio Sociedade de Feira (970 AM), iniciou as transmissões internacionais e esportivas da emissora mais importante do interior da Bahia, conhecia então como emissora do povo.
Em entrevista na tarde desta segunda-feira (7) ao programa De Olho na Cidade (Sociedade News) e portal De Olho na Cidade, o ex-gestor da emissora declarou que a história é muito importante para resgatar os feitos de homens que passaram e marcaram as instituições.
“As instituições carregam o perfil e identidade de quem faz a sua gestão. Essa emissora nasceu para vencer, começando 250 watts, com o grande Pedro Matos, e chegou aos 10 quilowatts com soberania”, citou.
Ele ainda falou que é necessário lembrar o nome de Frei Benjamim de Vila Grande, que empregou recursos para aquisição da Sociedade de Feira de Santana
“O Frei Benjamim, Italiano que chegou ao Brasil com enorme relevância na Província dos Frades Capuchinhos de Bahia e Sergipe, merece uma estátua. Ele criou o Hospital São Rafael, em Salvador, e vários leprosarios em nosso estado”, pontuou.
A primeira grande transmissão internacional pela emissora foi a Copa do Mundo de 1982 na Espanha, que teve como campeão a seleção da Itália. Se iniciava a trajetória que resultou em 10 mundiais de futebol da FIFA com cobertura da Sociedade.
“O início foi há alguns anos antes, porém com partidas amistosas. O grande momento foi o mundial da Espanha com nossa equipe no palco da Copa”.
O radialista e advogado, Dilson Barbosa, também idealizador e participante das grandes transmissões da rádio afirmou que a emissora então basicamente local, se tornou um veículo nacional com grandes coberturas.
“A Sociedade é uma antes de Frei Orlando e outra após as inovações e ideias criativas do ex-superintendente da Fundação Santo Antônio dos Frades Capuchinhos”. Todos os gestores tem seu reconhecimento, porém Orlando é, sem sombra de dúvidas, ímpar na nossa história.
Bittencourt parabenizou o radialista Jorge Biancchi que participou de cinco mundiais de clubes da FIFA: 98, 2002, 2010, 2014 e 2018. O coordenador e apresentador do De Olho na Cidade atuou como repórter e também foi empreendedor no torneio da África do Sul, em 2010.
“Você Biancchi era apenas um menino na minha passagem na emissora, mas já vínhamos seu talento e competência no seu trabalho. Agora empreendendo e juntamente com Fundação Santo Antônio e Dilson Barbosa adquiriu os direitos de transmissão da competição tão importante como uma Copa do Mundo”. Ainda de acordo com Orlando, hoje advogado, se enfrentou uma enorme dificuldade na década de 80 com uma descrença do empresariado diante das incertezas sobre o retorno da publicidade.
“Era muito difícil, pois além da descrença da publicidade tínhamos uma concorrência com os jornais e a chegada da televisão com grande força”, diz.
Orlando Bitencourt relembrou alguns nomes que fizeram a Sociedade News saltar de um lugar que nunca deveria estado para o sucesso que se tornou como Edval Souza, Itajaí Pedra Branca, Dorival Oliveira, Silvério Silva, James Nassif, Marivaldo Bastos, Maria José, Dilson Barbosa, Antônio Fernandes, Tanúrio Brito, Agnaldo Santos, Jair Cezarinho e Benedito.
A emissora é a primeira do interior que montou uma gravadora própria para suas produções locais. A Sociedade News continua se destacando pela evangelização, jornalismo sério, sem sensacionalismo e voltado para comunidade. Atualmente, o Frei Jorge Rocha é o superintendente da Fundação Santo Antônio dos Frades Capuchinhos. (De Olho na Cidade)